A iniciativa oferece até quatro bolsas para estudantes de escolas públicas e privadas trabalharem em pesquisas com os professores da Escola e recebe inscrições até o dia 10 de março.

A Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) acaba de lançar o programa Laboratório de História e Sociologia para o Ensino Médio. A iniciativa oferece até quatro bolsas para estudantes de escolas públicas e privadas trabalharem em pesquisas com os professores da Escola e recebe inscrições até o dia 10 de março.

O objetivo das atividades do Laboratório é promover e divulgar a pesquisa científica nas áreas das Ciências Sociais e da História por meio da incorporação de estudantes do Ensino Médio às seguintes pesquisas em realização do CPDOC: “Memória das Ciências Sociais no Brasil”, “História social do trabalho e dos movimentos sociais”, “História e Direito no Brasil pós-1930” e “Sociologia e Vida Pública no Rio de Janeiro”.

Os estudantes selecionados cumprirão, sob a supervisão de professores do CPDOC, 12 horas de atividades semanais de abril e dezembro de 2017, de forma a não prejudicar sua rotina escolar. Eles receberão uma Bolsa de Iniciação Científica Junior no valor mensal de R$300,00 e, ao final das atividades, um certificado de conclusão.

O processo seletivo é aberto a estudantes das três séries do ensino médio das redes pública e privada do município do Rio de Janeiro que tenham 16 anos completos no dia 1º de abril deste ano. Para se inscrever, os interessados deverão anexar o boletim escolar e uma redação na qual deverão explicar as razões do interesse pelas áreas de conhecimento das Ciências Sociais e da História e, especificamente, sobre um dos quatro eixos temáticos propostos. A segunda etapa de avaliação consistirá em entrevistas presenciais.

Para se inscrever, acesse o site.

Notícias relacionadas