Com duração de seis meses, o programa inclui participação em projetos e desenvolvimento de workshops e pequenos cursos ou aulas para alunos de graduação, em conjunto com professores da FGV.

Até o dia 30 de abril, doutores e doutorandos brasileiros e estrangeiros podem se candidatar a bolsas de pesquisa do Fellows in Rio 2016-2017. O programa, promovido pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV (Direito Rio), está em sua 3ª edição e selecionará pesquisadores em Direito ou em áreas correlacionadas a essa disciplina.

Os selecionados desenvolverão seus projetos em um dos quatro centros de pesquisa da Direito Rio: Justiça e Sociedade, Direito e Economia, Tecnologia e Sociedade e Direito e Meio Ambiente. Com duração de seis meses, o programa inclui participação em projetos e desenvolvimento de workshops e pequenos cursos ou aulas para alunos de graduação, em conjunto com professores da FGV.

Segundo Eduardo Jordão, coordenador do Fellows in Rio, é interessante que as propostas tenham aderência às linhas de pesquisa já realizadas pela FGV, como as relacionadas à regulação da internet e à atuação do Supremo Tribunal Federal, ou que sejam de grande relevância para o meio acadêmico.

“Ao abrirmos espaço para os pesquisadores, tomamos contato com as principais pesquisas que estão sendo realizadas em todo o mundo. É uma iniciativa muito importante para o processo de internacionalização da Escola. Na última edição, atingimos um número alto de inscrições de pesquisadores de 27 diferentes nacionalidades”, destacou Jordão.

Nas duas primeiras edições, candidataram-se pesquisadores de importantes universidades brasileiras e estrangeiras. Entre as quais Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); Harvard, Yale e NYU (Estados Unidos); SciencesPo e Sorbonne (França); London School of Economics e Oxford University (Inglaterra); Universidades de Hamburgo, Heidelberg e de Augsburgo (Alemanha); Jindal University (Índia) e Universidad Austral (Argentina).

Os interessados devem ter doutorado completo ou em andamento e podem optar pelo período de agosto a dezembro de 2016 ou de janeiro a junho de 2017. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: cri.direito@fgv.br, com indicação do semestre escolhido, envio de currículo ou link para a plataforma Lattes/ CNPq e proposta de pesquisa e/ou resumo da tese com até 5 mil caracteres. Todas as informações sobre o programa estão disponíveis no edital, que pode ser acessado em português ou inglês.

Notícias relacionadas