RETROSPECTIVA 2015 > Primeira instituição brasileira a ser membro do Open Education Consortium (OEC), um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos online sem custo, a Fundação Getulio Vargas comemora o sucesso de seus cursos gratuitos a distância. Desde o lançamento, em julho de 2008, mais de 7,6 milhões de alunos já se inscreveram nos cursos e foram emitidos mais de 4,2 milhões de certificados de conclusão.

Com cerca de 50 cursos disponíveis em diferentes áreas do conhecimento, como finanças pessoais, sustentabilidade, inovação e empreendedorismo, tendo cinco destes ministrados na língua espanhola, este programa online gratuito alcança não apenas estudantes no Brasil, como também em Portugal, Angola, Japão, Moçambique, Estados Unidos, e mais outros 100 países.

Atualmente, com a educação a distância crescendo no Brasil, os cursos online passaram a ser uma excelente alternativa para quem deseja aprimorar suas competências profissionais, sem sair de casa. Segundo Nickolas Lago, estudante de Publicidade e que concluiu os cursos gratuitos de ‘Gestão da Comunicação’ e ‘Marketing Estratégico’, o método de ensino é bastante atrativo, principalmente por conta da flexibilidade de horário, duração e local. “Como trabalho e estudo, esta foi uma ótima oportunidade para complementar a minha faculdade e manter o currículo atualizado”, disse. Nickolas afirmou que soube do curso por indicação de seu pai, que já havia feito e gostado bastante. “Através do conteúdo do curso, pude entender mais sobre a área em que trabalho e complementar minha faculdade”, completou.

A analista de comunicação Luciana Ramos também buscou se atualizar pelos cursos gratuitos oferecidos pela FGV. “A empresa onde trabalho investe bastante em Responsabilidade Social. Apesar de não ser minha função direta, quis entender melhor do assunto e fiz o curso online ‘Sustentabilidade aplicada aos negócios’. Foi ótimo, porque estava sem tempo para cursar algo presencial e com esse eu podia acessar no trânsito, voltando do trabalho”, afirmou. Luciana ressalta, ainda, o valor destes cursos: “a qualidade do conteúdo não deixa a desejar a nenhum curso presencial”.

Vencedor por dois anos consecutivos do People's Choice Awards – premiação para as melhores iniciativas dentro do grupo –, nas categorias de programas mais inovadores e de vanguarda, o FGV Online também foi nove vezes consecutivas eleito Top of Mind na categoria e-learning (prêmio Top of Mind Estadão de RH).

Para ter acesso aos cursos oferecidos na instituição, clique aqui. Assista também ao vídeo tutorial e saiba como se inscrever: