Selecione um estado

Data Evento
  • 24 abr 2017
    Palestra "Um Novo Conceito na Pesquisa e Disseminação de Acervos Eletrônicos em Instituições de Memória Cultural"
    11780
    Localização:
    Casa Acervo CPDOC. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo
    Data:
    24/04/2017 -
    De 14:30 até 16:30
    Tipo de evento:
    Aberto
    Descrição:

    A aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) aos acervos digitais em instituições acadêmicas e de memória cultural está revolucionando a pesquisa e os modelos de disponibilização de conteúdos eletrônicos para acesso, descrição e reuso. 

    A apresentação de Aquiles Alencar Brayner vai discutir, a partir de exemplos do Laboratório Digital da British Library (BL Labs) e do projeto de pesquisa “Acervo BNDigital afro-brasileiro” da Biblioteca Nacional, como as metodologias desenvolvidas em laboratórios digitais vêm facilitando a interação que pesquisadores e demais usuários estabelecem com os objetos digitais, oferecendo a estes novas interpretações e possibilidades de uso. 

    Este é um evento promovido pelo Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC).

    Para mais informações, acesse o site.

  • 24 abr 2017
    Palestra e Lançamento do Livro 'A Democracia Impedida: o Brasil no Século XXI'
    11783
    Localização:
    IESP. Rua da Matriz, 82. Botafogo
    Data:
    24/04/2017 -
    De 16:00 até 19:00
    Tipo de evento:
    Aberto
    Descrição:

    A obra “A democracia impedida: o Brasil no Século XXI”, lançamento da Editora FGV, é um retrato analítico feito pelo cientista político Wanderley Guilherme dos Santos sobre o cenário político brasileiro em 2016 e as etapas do processo que culminou com o impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

    Para mais informações sobre o livro, acesse o site.

  • 25 abr 2017
    Lançamento do livro "Fundamentos Técnicos da Administração"
    11781
    Localização:
    Livraria FGV - Praia de Botafogo, 190
    Data:
    25/04/2017 -
    De 18:30 até 20:30
    Tipo de evento:
    Aberto
    Descrição:
    Este livro analisa, de forma ao mesmo tempo didática e abrangente, aspectos teóricos e práticos da administração pública brasileira. A heterogeneidade entre os níveis federativos e o recente processo de descentralização; o gerenciamento dos recursos humanos; o processo de compras governamentais e o regime de execução de contratos; a polêmica Lei de Licitações; e os mecanismos de que a sociedade dispõe para exercer a fiscalização sobre o Estado são alguns dos temas dissecados pelo autor.

    O lançamento será na Livraria FGV. 

  • 27 abr 2017
    Lançamento do Livro "Regulação e Concorrência no Setor Ferroviário"
    11791
    Localização:
    Livraria FGV - Praia de Botafogo, 190
    Data:
    27/04/2017 -
    De 18:00 até 20:00
    Tipo de evento:
    Aberto
    Descrição:

    A FGV Direito Rio, a Lumen Juris, Mariam Daychoum e Patrícia Sampaio convidam para a noite de autógrafos do livro "Regulação e Concorrência no Setor Ferroviário"

    Sobre as autoras: Patrícia Sampaio é professora da FGV Direito Rio, pesquisadora do CPDE, doutora e mestre pela FDUSP. Mariam Daychoum é bacharel em direito pela FGV Direito Rio, mestre em políticas públicas pelo instituto de economia da UFRJ e pesquisadora da Fundação Coppetec/UFRJ.

    Patrícia Sampaio e Mariam Daychoum trazem neste livro uma abordagem histórica, tendo por método especialmente o estudo dos projetos realizados ainda no século XIX e o desenvolvimento da indústria ao longo do século XX. São abordados os investidores, a legislação e as instituições que foram sendo criadas ao longo do tempo para lidar com a questão ferroviária. A partir desta análise será possível verificar uma clara opção política no Brasil, na segunda metade do século XX, pelo modal rodoviário e, por conseguinte, a redução do papel das ferrovias na matriz logística do país.

    Para mais informações, acesse o site.

  • 28 abr 2017
    Lançamento de livro "Identidades, memórias e projetos políticos"
    11586
    Localização:
    Livraria FGV. Praia de Botafogo, 190.
    Data:
    28/04/2017 -
    De 19:00 até 22:00
    Tipo de evento:
    Aberto
    Descrição:

    Lançamento do livro 'Identidades, memórias e projetos políticos' Helenice Aparecida Bastos Rocha, Ismênia De Lima Martins, Luís Edmundo De Souza Moraes, Rebeca Gontijo
    Escritos por jovens historiadores, os artigos reunidos neste livro evidenciam a força e a pluralidade da elaboração historiográfica brasileira atual, uma promessa ainda, porque jovens, mas já realidade, pelo amadurecimento que demonstram e pela contribuição que trazem.

    Para mais informações, acesse o site.

  • 04 mai 2017
    Lançamento do Open Data Index Rio: Por que alguns entes públicos são mais transparentes do que outros?
    11795
    Localização:
    FGV Botafogo - Praia de Botafogo, 190. Auditório, 12º andar.
    Data:
    04/05/2017 -
    De 12:00 até 14:00
    Descrição:

    A Diretoria de Análises de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV DAPP) organiza um painel de debate sobre transparência e dados abertos. Na ocasião, será lançado o Open Data Index Rio de Janeiro, desenvolvido em parceria com a Open Knowledge Brasil. O painel "Lançamento do Open Data Index Rio: Discutindo transparência na gestão pública" vai debater o estado e a qualidade dados abertos nos governos federal e municipal, além de aprofundar a discussão sobre mecanismos de controle da sociedade civil. A mesa será composta por pesquisadores da DAPP e especialistas no setor.

    O Índice de Dados Abertos (Open Data Index) é uma iniciativa da sociedade civil que busca realizar o mapeamento do estado dos dados abertos em diversos países (e cidades) ao redor do mundo. A parceria entre a FGV e a OKBR busca aprimorar o indicador e aproximá-lo ainda mais da realidade brasileira, tanto em nível federal quanto em nível municipal para promover o aprimoramento institucional brasileiro por meio do fomento à transparência na estrutura do Estado.

    O evento faz parte de uma série mensal de debates sobre inovação e políticas públicas. Baseadas em pesquisas aplicadas originais — algumas vezes ainda em progresso —, as palestras são conduzidas por pesquisadores da Diretoria e convidados especiais que discutem iniciativas inovadoras e temas relevantes do debate público. Os encontros são gratuitos e abertos a estudantes, acadêmicos e para público interessado em geral.

    Para participar do evento, inscreva-se pelo site.