O economista brasileiro Flavio Cunha – ex-aluno do mestrado acadêmico Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV/EPGE) (1998/2000) –  é um dos ganhadores da Medalha Frisch de 2014, concedido a cada dois anos pela Sociedade Econométrica. Cunha é o primeiro brasileiro a vencer o prêmio, conferido desde 1978.

PhD pela Universidade de Chicago e professor da Universidade da Pensilvânia, ele foi escolhido com o Nobel James Heckman, também da Universidade de Chicago, e Susanne Schennach, da Universidade Brown, pelo artigo “Estimando a tecnologia da formação de habilidades cognitivas e não-cognitivas”.

Em matéria para o Jornal Valor Econômico, Flavio Cunha afirma que o objetivo do trabalho que ganhou a medalha é “encontrar as equações matemáticas que descrevem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como matemática e língua portuguesa, e não-cognitivas, como persistência, motivação e auto-controle, do nascimento até aos 15 anos de idade.” De acordo com ele,  diversos desafios foram enfrentados para que se chegasse a tais equações – como a inexistência de uma escala de medida para as habilidades estudadas.

Cunha realizou vários estudos que mostram a importância da educação infantil com o Nobel Heckman. Juntos, eles  formularam o modelo econômico de formação de capital humano, publicado em 2007.

Em 2011, James Heckman esteve presente na FGV/EPGE para a conferência  “Early Childhood: The International and Brazilian Experience”. O evento foi coordenado pelo professor Aloisio Araujo e debateu temas ligados à educação infantil, defendendo a sua relevância principalmente nos primeiros anos da infância.

Sobre a Sociedade Econométrica

A Sociedade Econométrica (Econometric Society) é uma organização internacional dedicada ao avanço da teoria econômica em seus aspectos matemáticos e estatísticos.  Entre suas principais atividades estão a publicação dos periódicos Econometrica, Quantitative Economics and Theoretical Economics e a organização de encontros científicos em seis regiões do mundo.

Três dos quatro pesquisadores brasileiros que conquistaram a posição de Fellow Member of the Econometric Society são da FGV/EPGE:  Aloisio Araujo, Paulo Klinger Monteiro e Marcelo Moreira.

A Medalha de Frisch

A Medalha de Frisch foi estabelecida pela Sociedade Econométrica para incentivar a criação de trabalhos aplicados (empíricos ou teóricos) publicados na Econometrica nos últimos cinco anos.

Clique aqui e saiba mais sobre a Econometric Society.